03/12/2018 - O trem se torna negócio

A partir do próximo dia 9 de dezembro, quando a nova programação de trens de inverno começar, poderemos ir de Milão a Roma com conexões contínuas várias vezes ao dia. Teremos mais chances de usar a Alta Velocidade para o Sul a partir de Veneza ou Turim; Também estaremos mais conectados a aeroportos, feiras internacionais, pistas de esqui, mercados de Natal e balsas. Enquanto usamos o wifi a bordo, assistimos a filmes, lemos os jornais do dia e talvez nos permitamos um almoço que, longe do sanduíche habitual, é baseado em produtos locais.

03/12/2018 - MSC Cruzeiros compra participação no terminal de Trieste

A MSC Cruzeiros comprou uma participação no terminal de cruzeiros de Trieste, em Itália, que irá começar a operar como porto-mãe a partir do Verão de 2020. Sem revelar o valor do investimento, a companhia de cruzeiros sublinha que se trata de uma compra de uma “participação significativa” na Trieste Adriatic Marine Initiatives S.r.l. (TAMI). A aquisição vem no seguimento do objectivo da MSC Cruzeiros de oferecer experiências fluídas aos seus passageiros, a partir do momento em que entram nos portos, acrescenta a companhia.

03/12/2018 - Região do vulcão Vesúvio registra série de terremotos

Vários abalos sísmicos foram sentidos neste sábado (1) na região do vulcão Vesúvio, em Nápoles, no sul da Itália.

03/12/2018 - Rodada da Série A tem disparada da Juventus na liderança

A vitória da Juventus, que disparou na liderança da Série A, foi o grande destaque dos jogos do fim de semana da 14ª rodada do torneio.

03/12/2018 - Itália confisca 1,5 bilhão de euros em bens ligados à máfia

O confisco "é, provavelmente, um dos mais importantes da história judicial italiana", assinala um comunicado da Direção de Investigações Antimáfia (DIA) sobre o arresto dos bens de Carmelo Patti, morto em janeiro de 2016, aos 81 anos.

03/12/2018 - Mistura de política e vida pessoal faz fama de ministro italiano nas redes

Fotos de gatos, tortas napolitanas, uma xícara de café espresso recém-saído da máquina e o skyline de Roma junto da legenda “como é bom acordar com o céu azul”. Em redes como Facebook, Twitter e Instagram, os quase 5 milhões de seguidores de Matteo Salvini — vice-premiê e ministro do Interior da Itália — encontram posts que vão muito além da política.

01/12/2018 - TAP lança voo de Lisboa para Florença

A TAP inaugurou recentemente um voo direto para Florença (em novembro, desde € 200 ida e volta), ou seja, o desembarque já é na cara do gol. Resultado: menos de três horas depois da decolagem já é o Rio Arno que aparece na janelinha.

01/12/2018 - Calendário 2019 do Miss Itália celebra 80 anos do concurso

O calendário, idealizado por Patrizia Mirigliani, organizadora do concurso de beleza, e produzido pelo fotógrafo Gianmarco Chieregato, celebra os 80 anos do Miss Itália, trazendo histórias de talento, coragem e liberdade das mulheres. Sob curadoria da estilista Francesca Capaccioli, o calendário imerge nos 80 anos de história do concurso, mostrando uma seleção de imagens escolhidas entre os milhões de rostos de participantes que já desfilaram pelas passarelas italianas.

01/12/2018 - Descoberto em Pompeia afresco com cena da mitologia greco-romana

Arqueólogos revelaram no parque arqueológico de Pompeia, Itália, um afresco até então desconhecido: a "cena de sensualidade" mostra a princesa Leda sendo seduzida por um cisne, que na realidade é Zeus, rei dos deuses do Olimpo, metamorfoseado. A atual pintura mural mostra Leda, despida, tendo no colo o cisne com quem, segundo a mitologia greco-romana, gerará os gêmeos Helena (de Troia) e Pólux. Fora de comum é o fato de a seduzida encarar o espectador. Além disso, inscrições recém-descobertas indicam que o vulcão próximo ao Mar Mediterrâneo teria entrado em erupção dois meses mais tarde do que se supunha. Pompeia é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo e conta entre as principais atrações turísticas da Itália.

01/12/2018 - Telas de Caravaggio são encenadas por atores na Itália

400 anos depois, a arte dele ganha nova forma no Museu Diocesano, em Nápoles. O grupo Malatheatre encena 23 pinturas no palco usando a técnica tableau vivant, quadro vivo, que data do fim do século 18. Nela, os atores ficam imóveis e fixos em poses expressivas que podem sugerir uma estátua ou uma pintura. As obras dele são reconhecidas pela expressividade dramática dos personagens e pela técnica chiaroscuro, o jogo de luz e sombra. Caravaggio viveu e trabalhou em diversas cidades, entre elas, Nápoles. Ele transportava para a tela o charme mórbido da cidade, e ficou conhecido por usar modelos vivos para suas pinturas.

01/12/2018 - Itália aprova lei para combater violência contra mulher

O documento elaborado pelos ministros da Justiça, Alfonso Bonafede, e da Administração Pública, Giulia Bongiorno, tem como objetivo acelerar a condução das investigações a favor das mulheres que decidem denunciar violência ou abuso, a fim de reduzir significativamente o tempo do processo e riscos para elas. As denúncias de maus-tratos, violência sexual, atos de perseguição e lesões agravadas inseridas em contextos familiares ou de convivência serão levadas diretamente ao promotores que terão de colher o depoimento da vítima em até três dias.